21 de mar. de 2013

ROMANCE

 Definição:

Literatura Narrativa em prosa, mais ou menos longa, na qual se relatam fatos imaginários (embora estruturados com verossimilhança), às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato de aventuras, no estudo de costumes ou tipos psicológicos, na crítica social etc.: ler um romance.
Literatura medieval. Obra narrativa escrita em língua românica, em verso ou prosa: Le Roman de la rose (O romance da rosa) de Guillaume de Lorris data do séc. XIII.
Bras. (NE) Literatura pop. Folheto em versos da literatura de cordel.
Pop. Caso de amor, namoro, aventura sentimental: acho que ele tem um romance com a vizinha do lado.

Fonte:http://www.dicio.com.br/romance/

Exemplo:
Estarei colocando o exemplo de uma capa de romance de minha autoria pois o professor pediu para que postasse somente a capa do romance que irei redigir.

18 de mar. de 2013

ENTREVISTAS

Definição:

A entrevista é um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Com os dados nela obtidos ele pode montar uma reportagem de texto corrido em que as declarações são citadas entre aspas ou pode montar um texto tipo perguntas e respostas, também chamado "pingue-pongue".
Segundo Luiz Amaral ("Técnicas de Jornal e Periódico". Rio: Tempo Brasileiro, 1987) podem-se distinguir dois tipos de entrevista: a de informação ou opinião (quando entrevistamos uma autoridade, um líder ou um especialista) e a de perfil (quando entrevistamos uma personalidade para mostrar como ela vive e não apenas para revelar opiniões ou para dar informações. Em ambos os casos há interesse do leitor e o jornalista será sempre um intermediário representando o seu leitor ( ou receptor ) diante do entrevistado. Na primeira situação, quando se trata de divulgar informações e opiniões, mesmo para produzir uma simples nota, é conveniente e necessário o jornalista repercutir o material com outras fontes envolvidas com o fato, checando a informação.


Fonte : ENTREVISTA

OBITUÁRIO

Definição :

Registo de óbitos.
Uma pessoa falece, deveremos registar no obituário.
Também é usada na expressão: eu fiz o meu obituário, ou seja, eu fiz uma retrospeção da minha vida e decidi tomar uma atitude.

Dá-se ao nome de obituário ao serviço de verificação de morte(òbito).
Quando da morte de uma celebridade por exemplo.Ás vezes usamos o serviço de obituário para recordar, informar ou até mesmo notificar as pessoas sobre aquele ser antes vivo em Jornais, revistas ou folhetins.


Fonte: OBITUÁRIO

Exemplo:

Nota de Falecimento.
A família de Ciclano de Tal tem o triste dever de informar que Guinomo Fulano Filho, mais conhecido como Guiful está sendo velado em sua residência, na AV. Beltrano Guino Neto. A família enlutada antecipa agradecimento.
Noticiamos o falecimento de Guinomo Fulano Filho.

Núbia Reis 

 

 

PARÁBOLA

Definição:


As parábolas são histórias que se caracterizam por serem de certa forma curtas e objetivas. Elas têm o objetivo de transmitir ensinos e normalmente o fazem por meio de comparações, da explanação de fatos reais e de elementos comuns à época em que foram escritas. Os ensinos transmitidos são os mais variados, mas, normalmente, vemos ensinos ligados à moral e virtudes, à sabedoria e também à religião e doutrina.

Fonte: Parábola

Exemplo:

Com planos de ser um grande profissional, Ricardo fez um vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a medicina.
 Quando soube que havia passado no vestibular saiu para comemorar com os amigos, seu pai e a família fizeram uma festa surpresa para ele, mas ele demorou muito, bebeu com os amigos e não comemorou com sua família e no outro dia teria que seguir viaje para Rio Grande do Sul.
Seu pai ficara muito triste, pois preparou a festa com tanto amor e carinho, e o filho não comemorou ao lado da família.
 No dia seguinte foi para o destino escrito acima, começou seus estudos e continuara muito bem, ate que em um dia de domingo recebera uma ligação, cuja noticiava o falecimento de seu pai.
Decepcionado consigo mesmo, por não ter passado os últimos momentos com seu pai antes da viajem.

Moral: As verdadeiras pessoas que realmente se importa com você são seus pais e familiares, nunca os troque.

Núbia Reis 

PARÓDIA

Definição:
A paródia tem como elemento principal, na maioria das vezes, a comédia, ou seja, a partir da estrutura de um poema, música, filme, obras de arte ou qualquer gênero que tenha um enredo que possa ser modificado. Mantém-se o esqueleto, isto é, características que remetam à produção original, como por exemplo o ritmo – no caso de canções – mas modifica-se o sentido. Com cunho, em muitos casos, cômico, provocativo e/ou retratação de algum tema que esteja em alta no contexto abordado (Brasil, mundo política, esporte, entre outros).

Paródia da Bom Bril.
O novo contexto empregado à estrutura do que já existia passa por um processo de intertextualização para o leitor, ouvinte, espectador. Para compreender a intenção da paródia, às vezes, é necessário um pré-conhecimento do objeto inicial, por isso, em geral, opta-se por parodiar obras que sejam conhecidas pelo público a ser atingido.
Utilizada também em propagandas, a paródia é um meio de familiarizar o produto em questão com as pessoas alvo. É o caso da lã de aço “Assolan”, que em seus comerciais televisivos parodia músicas de alguns grupos e/ou cantores que estão na mídia, isto é, canções que, normalmente, a sociedade já ouviu e, com isso, mantendo o ritmo e mudando a letra, os espectadores gravam consciente ou inconscientemente os trocadilhos e acabam adquirindo determinado item.

Fonte: PARÓDIA

Exemplo:

Caiu a nety nety nety nety nety nety nety
Fazendo download do jogo do pirata
Fazendo download do filme pornô

Essa é a nova net e pra geral compartilhar
Ta lá no facebook pra todo mundo comentar
É a novidade na cidade de Arinos
Se você usar vai gastar seu tempo inteiro
Pois a minha paciência aqui já estourou
Estourou a da Titia Vovó e também Vovô.

Caiu a nety nety nety nety nety nety nety
Fazendo download do jogo do pirata
E download do filme pornô

Caiu a nety nety nety nety nety nety nety
Fazendo download do jogo do pirata
E download do filme pornô

Núbia Reis 

APÓLOGO

Definição :

É uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personalidades de índole diversa, imaginárias ou reais, com personagens inanimados.
Bem parecido com a fábula em sua estrutura, o apólogo é um tipo de narrativa que personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens da história.

Fábula, narrativa alegórica e moral, geralmente dialogada, em que figuram como personagens animais ou seres inanimados: o apólogo da agulha e da linha, de Machado de Assis, está em quase todas as antologias.

Fonte: Apólogo

                       O Lápis e a Borracha
Certo dia o lápis meio nervoso com a borracha , chegou nela e disse:
- Ei Borrachinha , você não acha que esta muito entrometida não? Apagando tudo que eu escrevo?
-Entrometido e você , seu palito mal acabado. Eu só apago as suas burrices e tolices que você escreve.
- isso não é burrice nem tolice eu só faço o que você não pode fazer.
E assim continuaram as brigas do lápis e da borracha,e o lápis de tanto escrever tolices e burrices foi se acabando de tanto ser apontado. a pobre borracha de tanto apagar as tolices e burrices se acabou.
 MORAL: Cuidado com o que escreve você pode acabar com a vida de alguém.

Núbia Reis 

14 de mar. de 2013

FÁBULA


 Fábula são composições literárias em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
Fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, quando era feito um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais, que por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, procurava-se transmitir sabedoria de caráter moral ao homem, assim, os animais tornavam-se exemplos para o ser humano.
  Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo.
As fábulas são normalmente transmitidas por pais, professores, até políticos e homens públicos, e estão em livros, peças de teatro, filmes, e em várias outras formas de comunicação.

Fonte: Significado de Fábula

Exemplo:

Guinomo e o Duende.
Guinomo sempre foi um animalzinho simples e muito esperto, já Duende sempre foi inteligente, mas muito egoísta e interesseiro ambos eram muito unidos ate certo dia.
Certa vez o Duende queria ir a uma festa, mas seu pai não deixou, mesmo assim ele  foi, e brigou na festa, voltou para casa  todo machucado.
 Guinomo  foi conversar com Duende:
- Duende o que você fez? Por Que desobedeceu o papai?
- Já estou grande o papai não manda mais em mim.
-Mas pelo menos o escute.
- Não me peça isso Guinomo por favor.
-ok.
 Duende saiu de casa e pediu a herança ao seu pai, ele deu e Duende foi embora para longe.
Após muitos anos o pai morreu, Guinomo não soube do paradeiro de duende e assumiu tudo que era de seu pai.
Duende soube que o pai havia morrido então voltou para assumir suas riquezas, Duende não tinha mais nada estava na pobreza e estava interessado no dinheiro de seu irmão.
Guinomo recebeu 

Núbia Reis 

POEMA ou POESIA

Definição:

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema.
Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.

Fonte: POEMA

Exemplo:


Você se esqueceu?
Que me prometeu?
Mas tudo bem
Eu intendo bem

Sei que não sente
O mesmo por mm
Mas sei também
Que serei única

Dei-te o grande valor
De ser amada
Pensei que ia ser
Para sempre

Mas tudo tem um começo
Meio, e um grande fim.
Chorei choro e ainda
Tenho muito a que chorar

Você ainda vive em mim
Realmente te amei
De verdade. E agora?
Só lembro e choro.

Núbia Reis 


CRÔNICA

Definição:
     
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros. Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.

O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.




Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/cronica.htm


Exemplo:


Fulano sempre teve medo de abrir a porta do “fundo” da casa dele, pois acreditava que dava má sorte.
Certo dia ao acordar com um barulho na madrugada de sábado para domingo, percebeu quer havia ladroes na sala de sua casa e sua única saída era a porta do fundo de sua casa, mas estava com medo.
Sua mulher Beltrana estava dormindo e não escutou nada. Somente acordou no outro dia com a casa toda revirada e preocupada com Fulano. 

Núbia Reis 




CONTO

Definição:

O tamanho não é o que faz mal a este gênero de histórias. É naturalmente a qualidade; mas há sempre uma qualidade nos contos que os torna superiores aos grandes romances, se uns e outros são medíocres: é serem curtos.
Machado de Assis

O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.

Fonte : Conto


Exemplo: 
                           O lance fatal
   Maria tinha um namorado chamado Joaquim, que a amava muito, mas Maria gostava mesmo de João.
  Em um certo dia em que Maria marcou um encontro com João , Joaquim resolveu fazer uma surpresa para Maria , ao chegar na casa de Maria ,Joaquim ver ele saindo e resolve segui-lá.
Joaquim ver tudo que acontece entre João e Maria. Muito chateado resolve se matar pulando de um prédio. 
   Quando soube Maria ficou desesperada , mas seguiu sua vida com João quem ela realmente amava.

Núbia Reis