28 de mai. de 2013

BIBLIOGRAFIA

Definição:

Bibliografia é um termo generalizado para designar a listagem das fontes de consulta utilizadas na pesquisa de determinado tema para elaboração de um trabalho escrito. O objetivo de uma bibliografia é documentar o trabalho, mostrando que as opiniões que constam no trabalho são sustentadas pelas fontes consultadas.
A bibliografia deve aparecer no final do trabalho produzido com referência não só a livros como também revistas, jornais, vídeos, sites da internet e qualquer outro recurso utilizado na pesquisa. Por isso, no momento da pesquisa, é importante anotar alguns dados fundamentais para fazer a referência bibliográfica.
A referência bibliográfica é a identificação de cada obra consultada, geralmente seguindo normas adequadas a cada caso. Normas são regras definidas para identificar a obra. No Brasil, o órgão responsável pela normalização técnica é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Exemplos de bibliografia

Na referência bibliográfica de um livro, geralmente constam os seguintes dados: SOBRENOME do autor, nome, título do livro, nº de edição, local da edição, editora, ano. Exemplo:
SAUSSURE, Ferdinand de, Curso de Linguística Geral, 27ª ed., São Paulo, Editora Cultrix, 2006
Nos documentos consultados na internet, além dos dados da obra, é necessário indicar o endereço online (URL) e a data de acesso ao site. Exemplo:
Autor, Título do documento. Disponível em: <indicar endereço online> . Acesso em: indicar data de acesso


Fonte:BIBLIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário