28 de mai. de 2013

BIOGRAFIA

Definição:

Biografia é a história escrita da  vida de uma determinada pessoa. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "escrever".
Biografia é a escrita dos fatos particulares das várias fases da vida de alguém, incluindo fotos do arquivo pessoal. É um documento que consta a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos. Contudo, podem surgir opiniões subjetivas sobre a vida do protagonista.
Como gênero literário, a biografia é uma narração da história de vida de uma pessoa ou de uma personagem, geralmente na terceira pessoa. Autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa.
A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).
Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.
Muitas vezes as biografias, especialmente de celebridades, podem causar polêmicas por divulgarem fatos desconhecidos inclusive da própria família.

Fonte: BIOGRAFIA
Exemplo:
Fulanno da Silva Junior, nasceu na cidade de Arinos , no Estado de Minas Gerais , Criado elo seus pais , Fulanno estudou na Escola Municipal Fernandes Valadares  até completar os 18 anos de  idade, formou na Universidade Federal de Minas Gerais em Sistema da Informação. Casou-se com Joaquina Francisca Mota , teve dois filhos. Fundou o Instituto de Ciência e Tecnologia em Informática. Faleceu de câncer de próstata.

Núbia Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário